terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Simplicidade


 Todo sábado, às 19h, no mesmo banco, no mesmo lugar, independentemente de chuviscos ou trovões, você encontrará o tio Gentil na igreja matriz de Nova Europa, ritual seguido por aproximadamente 20 anos. E no final de cada celebração aguarda na mesma porta de saída os familiares e conhecidos, com os bolsos da calça carregados, para distribuir chicletes plets de canela e balas toffee que até perderam sua identidade tornando-se simplesmente os doces do tio Gentil.
 Gentil é realmente gentil. Criado no sítio trouxe a solidariedade e preocupação com o próximo, tão presentes na vida do campo para a cidade. Observava sempre sua mãe, a vó Solinha, atravessar a pinguela e levar um pouco do pão, carne ou bolo para os vizinhos, que moravam do outro lado do rio. Com sua mudança para a cidade, não se intimidou diante dos novos costumes. Afinal, moramos tão perto das pessoas, mas muitas vezes somos mais distantes, mal sabemos o nome de nossos vizinhos. Para aproximar-se e ao mesmo tempo distrair-se fez uma pequena horta em volta de sua casa, onde passa horas. Não é a toa que suas verduras possuem a fama de serem ótimas. Não vende, leva para os vizinhos, uma simples demonstração de delicadeza.
 Personagens únicos do nosso dia a dia que levam uma vida tranquila, e que ali, no anonimato, quase sem ninguém notar, com pequenas atitudes deixam nossos dias mais alegres. E demonstram que o pouco, o simples, até mesmo a rotina podem fazer- nos muito felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário