quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Lei de talião

  3 de janeiro de 2013, século XXI e a Lei de talião que diz: “Olho por olho, dente por dente" pasmem, ainda está presente.  Diante de uma ofensa, temos que responder a altura, como dizem, ficarmos "kits”.
  No entanto, numa discussão agressiva muitas vezes não identifico o certo. A ordem das ofensas, quem começou, não altera o resultado que é a falta de educação de ambos.
  Ficar em silêncio enquanto o outro está nervoso, falando besteira, não é conformar-se com o que é falado. É simplesmente mostrar sua inteligência emocional, prezar pela sua integridade. Quem precisa ficar no bate-boca é porque necessita da aprovação do outro, provar para este quem realmente ele é. Provar para quê?
  Quando a pessoa não está aberta ao diálogo, discutir é inútil.  Claro que devemos expor não impor nossa opinião, porém expô-la em um momento de estresse é em vão. O interlocutor não ouvirá e muito menos entenderá. Esta deve ser muito bem pensada e só depois dita para que nossas palavras não soem como ofensa, mas uma crítica construtiva, necessária a todo ser humano.
  Podemos até explodir algumas vezes, entretanto devemos reconhecer o nosso erro.
 Todos os anos convivemos com pessoas que adoram incentivar-nos a seguir a tal lei.Espero que em 2013 não consigam convencer-nos, contudo nós vamos convencê-los a deixar para trás esta lei tão antiga que tem indícios de 1780 a.C.

2 comentários:

Anônimo disse...

Colocando um pouco de história nos seus textos, é?! Assim que eu gosto, rsrs. xD
O ser humano ainda tem muito a evoluir e aprender até chegar ao ponto da Lei de Talião ser deixada um pouco de lado...

quarentena disse...

Posso estar enganada, mas gostou por falar de história, é a Má. Obrigada pelo comentário.
Quando vc estiver na faculdade vou mandar várias mensagens, perguntando coisas de história para colocar aqui no blog. Não vai me aguentar rsrsrs

Postar um comentário