segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Amigo

Amigo existe?Não sei.
Minha saudosa avó dizia:
-  Carol, amigo não existe.
E eu retrucava:
- Existe vó, existe sim, são poucos mas existem.
Ela insistia:
- Carol, não existe. Escuta o que a vó tá falando. Amigo não existe, existe colega. Só confie na família.
Eu, inconformada, falava:
- Mas vó, pensar assim é muito triste.
  Nestes dias, voltei a pensar sobre isso.Nunca fui BFF de alguém, as tais amigas para sempre, melhor amiga (ou não tenho a sensibilidade suficiente para perceber que alguém me considera sua melhor amiga). Mas afinal, o que seria a melhor amiga? O que seria um amigo? O que podemos contar tudo? O que podemos confiar sempre? Sempre me vigio para não ME desapontar. Como posso confiar em alguém sempre? Não confio nem em mim sempre.
  Os defensores dos amigos me diriam:
- Como passar uma vida inteira sem confiar em alguém? Seria uma vida chata, sem graça.
  Será?
  Amigo é o boneco perfeito formado em nossa cabeça desde a infância.Automaticamente, quando pensamos neles vem a nossa mente palavras como cumplicidade, carinho, respeito, tolerância.A carga que os ditos amigos carregam é pesada.Nem os maridos e esposas possuem um fardo tão grande, já que somos instruídos pelos mais velhos:
- Casamento é difícil! Conviver com o companheiro debaixo do mesmo teto é complicado!
 Alguns até arriscam dizer para os solteiros:
- Não vai casar, sempre me falaram isso e eu não acreditei. Não vai fazer a burrada que eu fiz!
 Talvez, se pensarmos que amigo é uma pessoa que simplesmente entrou na nossa vida e pode sair dela a qualquer momento, sem necessariamente deixar de ser nosso amigo por isso, enfim deixar de lado aquela velha frase "Os verdadeiros permanecem".E começarmos nos comparar a eles, já que não somos totalmente confiáveis, amáveis, carinhosos e dispostos a ajudar.
  Talvez, TALVEZ, pensando assim, teremos mais amigos, caso eles existem.

10 comentários:

Anônimo disse...

Se os verdadeiros permanecem, nenhum é verdadeiro, pois nenhum permanece. Pelo menos não como amigo, talvez como colega.
É triste pensar que durante 4 anos considerei duas pessoas como grandes amigas, do tipo BFF, mas hoje não somos mais próximas. (nenhuma das três) E acredite se quiser, você era uma dessas duas.

quarentena disse...

Marielen vc é uma pessoa maravilhosa.Nesse texto queria apenas desmistificar aquela história de que amigos nunca vão nos decepcionar, são seres perfeitos etc....acredito que amigos com esse sentido utópico não existem,afinal são seres humanos e como todos, imperfeitos.Acredito SIM em amigo,porém sem toda essa demagogia da sociedade em volta desta palavra.No entanto, no texto não me posicionei, deixei que cada pessoa tirasse suas próprias conclusões.Para mim, o que existe são pessoas que nós amamos, queremos ficar perto,admiramos e vc é uma delas.

Victória Assis disse...

Acredito que para ser amigo a pessoa não necessita estar grudada na outra. Ninguém se afasta de outra pessoa sem que a outra também se afaste. Amizade é algo recíproco!Amigo é aquele que te faz sentir bem, que te ajuda nos momentos difíceis e raro de encontrar! Concordo plenamente com os seus questionamentos Carol, e ao contrário de muitos entendi o que quis dizer acima. Para ser verdadeiro, não é necessário viver colado e quem é AMIGO aprende a entender. Enfim, acho que discussões não são feitas via internet. Isso pode ser visto na vida! Para falar a verdade, acho que concordo com sua avó, ainda mais atualmente! hahaha..

Anônimo disse...

Caroool muito top line os seus textos :P, só achei esse muito desiludido com tdo mundo :(
Eu tmb não sou muito de acreditar nisto de amigos para sempre, das melhores e inseparáveis..., porém acredito q tenho amigas sim (não muitas, é claro) inseparáveis? Um pouco tanto de exagero né, mas cada um de meus amigos são especiais e insubstituíveis a sua maneira, e vc é um desses amigos. O tempo pode-nos "afastar", mas espero que vc não se esqueça da minha pessoa e q não SUMA e saiba q eu vou estar te desejando sempre o MELHOR e muito SUCESSO, pq vc merece viiiu!! MINHA FUTURA MÉDICA :) Te adoro Carolzita :D

quarentena disse...

Ai Graci, muito obrigada.Eu também te desejo tudo de melhor e que vc seja muito feliz.Jamais vou te esquecer,afinal com seu jeitinho "taperense"(alegre e espontâneo) conquista todos a sua volta.Será uma excelente dentista, tenho certeza.
Eu não estava esperando que o comentário fosse ser assim, vc me surpreendeu.Estas palavras deixaram meu dia mais feliz.Obrigada!Você é muito especial!

quarentena disse...

Obrigada Victória.Adoro quando as pessoas expõem a sua opinião diante do que escrevi, afinal sempre existem coisas para se acrescentar .
Quem sabe, um dia, consigo escrever chique igual suas redações para a Bete. Muito obrigada, continue me visitando e comentando.Bjos

Daiana disse...

Carol, demorei mas finalmente li seus textos, li todos que vc postou até agora mas resolvi comentar nesse.. hauhea. Bom, qndo eu falo de amizade costumo escrever que espero que dure mto tempo, que seja eterna.. Mas eu sei que vai ser realmente difícil manter o mesmo vínculo que eu tenho hoje com todas as meninas. Mas mesmo assim, espero que sempre que a gente se encontrar (espero que não sejam poucas vezes) a gente ainda consiga conversar como hj pelo menos, relembrando o que passou, hehe. Não vai sumir hein! Ainda quero marcar consultas com vc kkkk. Vc, Fabi, Brenda, Bianca.. Espero não ter tanta doença assim hauahuah
Beijos

quarentena disse...

Obrigada por ler os textos...Quero realmente manter o vínculo, pois vocês(todas as meninas) fazem parte de uma época muito bacana na minha vida.E conversar é uma forma de reviver esses momentos felizes.Espero que eu, Fabi, Brenda e Bianca tenhamos uma paciente suuuuuper saudável kkk

Carla disse...

Recordei muito os questionamentos de filosofia agora, Carol! Especialmente, aqueles em que ela perguntava a definição de coisas que, para alguns, é essecial, como a amizade. Entendo seu questionamento, vivo falando para as meninas que não me esquecerei de vocês, mas como disse nossa lady, isso é o que esperamos. Mas sim, depende de cada um. E todos mudamos, todos não sabemos o dia de amanhã, não é verdade? Mas esperamos estar vivos, e especialmente, do lado quem a gente ama!
p.s.: Tbm estou dando uma lida geraal nos seus textos, Carol, e estou adorando!! Continue publicando para que possamos manter o contato, trocando experiâncias ricas!

quarentena disse...

Obrigada Carla.Fiquei muito feliz por ter gostado.

Postar um comentário